Conservação ambiental pode gerar benefícios econômicos bilionários

proteção ambiental

Quase ⅓ dos oceanos e áreas terrestres do mundo poderia ser colocado sob proteção ambiental sem prejudicar a economia global, e com a possibilidade de gerar valor econômico, aponta relatório da ONG Campaign for Nature, divulgado na semana passada.

Se isso acontecesse, o mundo poderia evitar a extinção de cerca de 1 milhão de espécies que hoje se encontram ameaçadas pela degradação ambiental e o colapso de ecossistemas causados pela ação humana.

No entanto, para isso acontecer, os países precisariam dobrar as áreas terrestres sob proteção ambiental, que hoje somam cerca de 15% do território terrestre, e quadruplicar as áreas marinhas protegidas, que representam apenas 7% dos oceanos.

Dependendo de quais áreas novas estarão sob proteção, todo esse esforço pode gerar benefícios econômicos entre US$ 64 bilhões e US$ 454 bilhões por ano. “Se protegermos 30% da natureza terrestre e marinha, poderemos ter um grande retorno financeiro”, afirmou Thomas Lovejoy, professor de ciências ambientais na Universidade George Mason (EUA), ao The Guardian.

 

ClimaInfo, 13 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.