Joe Biden anuncia plano climático de US$ 2 trilhões nos EUA

15 de julho de 2020

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, anunciou na 3ª feira (14/7) seu novo plano de ação climática, com metas e ações mais ambiciosas que as trabalhadas por sua campanha durante as eleições primárias, no começo do ano.

Pela proposta, Biden promete injetar US$ 2 trilhões em energia limpa ao longo dos quatro anos de mandato, além de implementar uma estratégia de longo prazo para descarbonizar o setor elétrico norte-americano até 2035.

O plano aproveita a maior parte das recomendações feitas pela força-tarefa democrata para ação climática, que contou com a participação da deputada Alexandria Ocasio-Cortez, defensora de um Green New Deal. Em linha com seu plano para recuperação econômica, a proposta climática de Biden prioriza projetos de infraestrutura de energia renovável, com o objetivo de gerar empregos e renda, um ponto importante no contexto atual, com os EUA profundamente afetados pela pandemia.

Pesquisas recentes indicam que propostas associadas à economia de baixo carbono estão ganhando espaço entre os eleitores, especialmente os mais jovens. A expectativa de Biden é que essa aproximação com setores à esquerda do Partido Democrata na questão climática ajude a quebrar a resistência que alguns eleitores do senador socialista Bernie Sanders ainda mantêm ao ex-vice de Obama.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar