Joe Biden anuncia plano climático de US$ 2 trilhões nos EUA

Joe Biden

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, anunciou na 3ª feira (14/7) seu novo plano de ação climática, com metas e ações mais ambiciosas que as trabalhadas por sua campanha durante as eleições primárias, no começo do ano.

Pela proposta, Biden promete injetar US$ 2 trilhões em energia limpa ao longo dos quatro anos de mandato, além de implementar uma estratégia de longo prazo para descarbonizar o setor elétrico norte-americano até 2035.

O plano aproveita a maior parte das recomendações feitas pela força-tarefa democrata para ação climática, que contou com a participação da deputada Alexandria Ocasio-Cortez, defensora de um Green New Deal. Em linha com seu plano para recuperação econômica, a proposta climática de Biden prioriza projetos de infraestrutura de energia renovável, com o objetivo de gerar empregos e renda, um ponto importante no contexto atual, com os EUA profundamente afetados pela pandemia.

Pesquisas recentes indicam que propostas associadas à economia de baixo carbono estão ganhando espaço entre os eleitores, especialmente os mais jovens. A expectativa de Biden é que essa aproximação com setores à esquerda do Partido Democrata na questão climática ajude a quebrar a resistência que alguns eleitores do senador socialista Bernie Sanders ainda mantêm ao ex-vice de Obama.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)