Novo sistema de monitoramento reforça papel do INPE no combate ao desmatamento na Amazônia

23 de julho de 2020

O novo sistema de monitoramento do desmatamento da Amazônia via satélite desenvolvido pelo INPE, sob o nome “DETER Intenso”, ressalta a importância do órgão como centro nacional de pesquisa para combate ao desmatamento, permitindo ao Brasil a “manutenção da independência tecnológica do Brasil”. Essa é a opinião de um grupo de renomados cientistas brasileiros, expressa em artigo publicado ontem (23/7) no Estadão.

“É seguro afirmar que não faltam dados de monitoramento para o combate ao desmatamento. Hoje, o Brasil possui um conjunto de informações muito mais rico e preciso do que em 2012 – quando a taxa de desmatamento foi reduzida ao menor valor da história e a área desmatada na Amazônia foi a metade da medida em 2019”, diz o artigo, assinado por gente como Carlos Nobre (IEA-USP), Eduardo Assad (EMBRAPA), Mercedes Bustamante (UnB), Paulo Artaxo (USP) e Thelma Krug (INPE). “O grande desafio está no uso desses dados para subsidiar o planejamento e a realização de ações efetivas, dada a dimensão da região”.

Em tempo: Vale a pena ler a entrevista feita por Giovana Girardi, do Estadão, com o historiador e professor da UFRJ, José Augusto Paiva. Especialista em história ambiental, Paiva enxerga a tendência recente de desmatamento da Amazônia como o maior retrocesso em meio século. Pádua também reforça que, ainda que alguns enxerguem a Floresta Amazônica do mesmo jeito que nossos antepassados enxergavam (e destruíram) a Mata Atlântica durante a colonização portuguesa, a lógica por trás da atual exploração no Norte é diferente.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar