O risco do “nacionalismo pandêmico”

27 de julho de 2020

O que deveria servir para reforçar a cooperação entre os países está saindo pela culatra: a pandemia parece ter aprofundado em algumas lideranças internacionais o isolacionismo e a competição de cunho nacionalista – seja para a descoberta de uma vacina para a COVID-19, seja para colocar culpa sobre a gravidade da pandemia ou para espalhar teorias absurdas contra vacinas e máscaras.

Na semana passada, os governos dos EUA, Reino Unido e Canadá acusaram hackers a serviço da Rússia de tentarem obter informações de servidores de instituições envolvidas na pesquisa de uma vacina para a COVID-19. Ao mesmo tempo, grupos de direita refutam a possibilidade de usar qualquer vacina que venha a ser produzida pela China, sob as suspeitas mais absurdas – desde as desculpas tradicionais dos antivacinas, como a possibilidade de causar autismo em crianças, até histórias mais surreais, como incutir alguma substância “comunista” nas pessoas.

Matérias da Vox e da Foreign Affairs destacaram como a competição entre os países por uma vacina pode causar problemas no combate à pandemia em todo o mundo. Já o HuffPost abordou como grupos republicanos dos EUA reaproveitaram a narrativa negacionista da crise climática para minimizar ou contestar a gravidade da pandemia, novamente por uma lógica nacionalista sectária.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar