O risco do “nacionalismo pandêmico”

pandemia vacina

O que deveria servir para reforçar a cooperação entre os países está saindo pela culatra: a pandemia parece ter aprofundado em algumas lideranças internacionais o isolacionismo e a competição de cunho nacionalista – seja para a descoberta de uma vacina para a COVID-19, seja para colocar culpa sobre a gravidade da pandemia ou para espalhar teorias absurdas contra vacinas e máscaras.

Na semana passada, os governos dos EUA, Reino Unido e Canadá acusaram hackers a serviço da Rússia de tentarem obter informações de servidores de instituições envolvidas na pesquisa de uma vacina para a COVID-19. Ao mesmo tempo, grupos de direita refutam a possibilidade de usar qualquer vacina que venha a ser produzida pela China, sob as suspeitas mais absurdas – desde as desculpas tradicionais dos antivacinas, como a possibilidade de causar autismo em crianças, até histórias mais surreais, como incutir alguma substância “comunista” nas pessoas.

Matérias da Vox e da Foreign Affairs destacaram como a competição entre os países por uma vacina pode causar problemas no combate à pandemia em todo o mundo. Já o HuffPost abordou como grupos republicanos dos EUA reaproveitaram a narrativa negacionista da crise climática para minimizar ou contestar a gravidade da pandemia, novamente por uma lógica nacionalista sectária.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)