Supermercados britânicos pressionados a se desvincular da JBS

supermercados

As redes de supermercados britânicas Morrison e Lidl, dentre outras, estão sendo pressionadas a cortar os laços com a JBS depois da denúncia de que parte da carne vem de áreas desmatadas na Amazônia. A Morrison e a Lidl compram carne da JBS para revendê-las com marcas próprias. O principal motivo foi a publicação de uma investigação que localizou gado em uma fazenda com pesadas multas por desmatamento ilegal e o seguiu até um abatedouro da JBS. A notícia é do The Grocer, o principal veículo de notícias do setor no Reino Unido.

Ainda sobre a JBS, Ana Carolina Amaral, da Folha, conversou com o CEO da Nordea sobre a decisão do poderoso fundo norueguês de deixar de investir no frigorífico. O executivo reforçou a mensagem e disse que também estão reexaminando seus investimentos na Cargill, também por associação ao desmatamento.

A JBS informou que auditorias feitas por empresas credenciadas teriam dado seu aval quanto a 99,9% do gado adquirido ser livre de desmatamento. Mas uma das credenciadas, a DNV GL, declarou que avaliou apenas os fornecedores diretos e declarou: “A JBS não pode usar o relatório de avaliação como evidência de boas práticas em toda a cadeia de suprimentos.”

 

ClimaInfo, 30 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)