Supermercados britânicos pressionados a se desvincular da JBS

30 de julho de 2020

As redes de supermercados britânicas Morrison e Lidl, dentre outras, estão sendo pressionadas a cortar os laços com a JBS depois da denúncia de que parte da carne vem de áreas desmatadas na Amazônia. A Morrison e a Lidl compram carne da JBS para revendê-las com marcas próprias. O principal motivo foi a publicação de uma investigação que localizou gado em uma fazenda com pesadas multas por desmatamento ilegal e o seguiu até um abatedouro da JBS. A notícia é do The Grocer, o principal veículo de notícias do setor no Reino Unido.

Ainda sobre a JBS, Ana Carolina Amaral, da Folha, conversou com o CEO da Nordea sobre a decisão do poderoso fundo norueguês de deixar de investir no frigorífico. O executivo reforçou a mensagem e disse que também estão reexaminando seus investimentos na Cargill, também por associação ao desmatamento.

A JBS informou que auditorias feitas por empresas credenciadas teriam dado seu aval quanto a 99,9% do gado adquirido ser livre de desmatamento. Mas uma das credenciadas, a DNV GL, declarou que avaliou apenas os fornecedores diretos e declarou: “A JBS não pode usar o relatório de avaliação como evidência de boas práticas em toda a cadeia de suprimentos.”

 

ClimaInfo, 30 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar