Petroleiro encalhado nas Ilhas Maurício se parte em dois e provoca derramamento de óleo

16 de agosto de 2020

O petroleiro encalhado desde julho em um recife nas Ilhas Maurício, no litoral leste da África, se partiu em dois, de acordo com a empresa responsável pela embarcação, a japonesa Mitsui OSK Lines.

O navio carregava mais de 4 mil toneladas de óleo combustível e 200 toneladas de diesel. Estima-se que pelo menos mil toneladas de óleo tenham vazado para a costa da ilha, no Oceano Índico.

As autoridades locais seguem atuando para conter a contaminação. De acordo com o governo, a maior parte do óleo que restava na embarcação foi bombeada, mas ainda sobraram 166 toneladas. Teme-se que uma instabilidade meteorológica prevista para os próximos dias possa causar ainda mais danos, já que as ondas podem chegar a mais de 4 metros.

Estadão e O Globo destacaram a situação nas Ilhas Maurício. O The Guardian também repercutiu a notícia, e publicou um artigo do ativista mauriciano Alex Lenferna, da 350Africa.org, que ressalta os impactos ambientais e sociais do vazamento, bem como os riscos que o pequeno país insular sofre com o aumento do nível do mar. “Para quem nasceu apaixonado pelo oceano, tendo-o como fonte de sustento e de vida, vê-lo agora como uma ameaça existencial representa uma perda realmente profunda. Culturas e comunidades construídas a partir de suas relações com o oceano estão sendo desorganizadas e deslocadas”, escreve.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar