Em 30 anos, mais de 28 trilhões de toneladas de gelo derreteram na Terra

toneladas de gelo

Desde 1994, um total de 28 trilhões de toneladas de gelo desapareceu da superfície da Terra, de acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores do Reino Unido e publicado na revista Cryosphere Discussions. Esse volume seria suficiente para cobrir uma área equivalente ao território britânico com uma camada de água congelada com mais de 100 metros de espessura.

A pesquisa analisou imagens de satélite dos polos, montanhas e geleiras do planeta para medir a quantidade de cobertura de gelo perdida nas últimas três décadas por conta do aquecimento global. As conclusões impressionaram os pesquisadores, que reforçaram o impacto que a continuidade do processo de degelo pode causar sobre o nível dos oceanos na Terra. “Para colocar isso em contexto, cada centímetro de elevação do nível do mar significa que cerca de um milhão de pessoas serão deslocadas de seus lares em áreas mais baixas”, argumentou Andy Shepherd, professor da Universidade de Leeds e um dos autores do estudo.

A perda de cobertura de gelo também prejudica a capacidade da Terra de refletir a radiação solar de volta ao espaço. Com menos áreas brancas, o planeta pode reter mais calor, intensificando o processo de aquecimento. Desse total de gelo derretido, os pesquisadores apontam que 46% se reverteram em água que acabou se dirigindo ao mar, contribuindo para a elevação de seu nível. O restante seria de gelo marinho e de plataformas de gelo, que, segundo eles, não resultou necessariamente em acréscimo do nível do mar.

The Guardian destacou as principais conclusões deste estudo.

 

ClimaInfo, 25 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)