Aquecimento ameaça camadas de gelo na Antártica

aquecimento Antártica

O derretimento de neve e gelo sobre as plataformas congeladas da Antártica está criando rios de água que estão cortando os blocos de gelo “como uma faca”, o que ameaça acelerar o colapso destas estruturas. Aproximadamente 60% das plataformas de gelo podem estar vulneráveis a este processo, o que desperta temores quanto aos efeitos desse derretimento sobre o nível global dos mares, segundo estudo publicado ontem (26/8) na Nature.

Os pesquisadores fizeram um mapeamento de áreas vulneráveis à “hidrofratura”, processo no qual a água derretida na superfície da plataforma forma fendas e fissuras no gelo, comprometendo a estrutura e acelerando sua decomposição. As plataformas de gelo, que são extensões flutuantes na costa antártica, impedem que a neve e o gelo acumulados sobre o continente caiam no mar. Sem elas, o derretimento das geleiras polares pode se acelerar.

Não está claro quanto tempo esse processo pode demorar. Como o clima antártico é altamente variável, os cientistas têm dificuldades para determinar o papel que a mudança do clima desempenha no fenômeno. Pesquisas anteriores sugerem que o derretimento poderia cobrir as plataformas de gelo em cerca de um século.

Reuters, The Guardian e The Independent repercutiram o estudo.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)