Furacão Laura: EUA alertam para potencial de destruição no Texas e na Louisiana

furacão Laura

As costas dos estados do Texas e da Louisiana se preparam para a chegada da tempestade tropical Laura, prevista para acontecer até 5ª feira (27/8). Segundo o serviço nacional de meteorologia dos EUA, a tempestade deve chegar ao país como um furacão de categoria 4. O serviço pediu às autoridades que organizem evacuações nas áreas mais afetadas.

“Tempestade avassaladora com ondas grandes e destrutivas causarão danos catastróficos”, desde o Texas até a Louisiana, avançando até 50 quilômetros terra adentro, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA no Twitter. Com ventos de até 225 km/h e rajadas de aproximadamente 260 km/h, Laura deve trazer também chuvas pesadas, com risco de inundação. No Haiti e na República Dominicana, a passagem do Laura causou ao menos 24 mortes.

De acordo com Ken Graham, diretor do NHC, o furacão promete ser um “evento catastrófico, com risco de vida”. Se o pico das ondas ocorrer durante a maré alta, o nível do mar na costa pode subir entre 4,5 e 6 metros.

A NPR detalhou a preocupação dos cientistas e o desafio enfrentado pelos governos locais para realizar as evacuações no contexto da pandemia de COVID-19, que segue crescendo tanto no Texas quanto na Louisiana.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)