Bangladesh busca empréstimo bilionário para implantar plano climático ambicioso

Bangladesh

Lar do maior sistema de deltas de rio do mundo, Bangladesh é um dos países mais vulneráveis à mudança do clima, por conta da elevação do nível do mar e da variação nos padrões de chuva. Nos últimos anos, o país vem sofrendo com fortes chuvas de monção que afetam milhões de pessoas.

Com isso em mente, o governo bengali trabalha para tirar do papel um ambicioso plano de adaptação à mudança do clima. O principal objetivo do projeto é minimizar os danos que os rios e estuários do país possam causar durante as enchentes.

Como explicou a Bloomberg, a proposta combina gestão da água e da terra com projetos de desenvolvimento econômico, sendo que a 1ª fase envolve iniciativas de recuperação do solo, construção de aterros e criação de canais de navegação seguros.

Bangladesh espera que o Banco Mundial libere cerca de US$ 2 bilhões até o final deste ano para o início da implantação do plano. No entanto, a pandemia e os impactos da passagem recente do ciclone Amphan pelo país criaram dificuldades adicionais.

 

ClimaInfo, 1º de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)