Cidades e estados dos EUA processam petroleiras por danos causados pela mudança do clima

petroleiras

Prejudicados cada vez mais por eventos climáticos extremos, como incêndios florestais, tempestades e enchentes, diversas cidades e estados dos EUA acionaram a justiça nas últimas semanas para cobrar a conta das grandes companhias de petróleo e gás do mundo, exigindo sua responsabilização pela crise climática e uma compensação pelos danos causados por esses eventos à infraestrutura local.

Em Nova Jersey, a cidade costeira de Hoboken entrou com uma ação pedindo indenização a empresas como ExxonMobil, BP, Chevron e Shell. A acusação é de que essas companhias teriam ludibriado seus consumidores sobre o impacto nocivo do uso de seus produtos. Para a admin

istração municipal, a elevação do nível do mar ameaça destruir a maior parte da cidade, que não tem condições de se adaptar sozinha a esses impactos. Já na Carolina do Sul, Charleston também processou dezenas de companhias petroleiras, exigindo que elas paguem pelo prejuízo que a crise climática causou a seus habitantes.

Na semana passada, os estados de Connecticut e Delaware também apresentaram ações judiciais contra a indústria fóssil. No 1º caso, a acusação foi direcionada em particular à ExxonMobil, que teria violado a lei de práticas comerciais injustas do estado ao promover desinformação sobre os impactos dos combustíveis fósseis sobre o clima global. Já Delaware acusou 31 empresas, alegando falha negligente em advertir seus consumidores sobre os riscos de seus produtos.

The Washington Post também destacou essas ações contra as petroleiras nos EUA.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)