Assembleia Geral da ONU sob pressão para elevar ambição climática dos países

Assembleia Geral da ONU

Sem a tradicional procissão de chefes de Estado e de governo em sua sede em Nova York, a ONU abre nesta 3ª feira (22/9) a sessão de chefes de estado de sua 75ª Assembleia Geral, a primeira sob o signo da pandemia – e, por isso, totalmente virtual.

A Climate Week de Nova York, evento que acontece em paralelo à Assembleia da ONU, também seguirá neste ano de maneira digital, com uma agenda repleta de personalidades e lideranças políticas, sociais e religiosas. O evento foi aberto ontem pelo príncipe Charles, do Reino Unido, que ressaltou a importância de se aproveitar a pandemia para se acelerar ações em prol da transição para o baixo carbono.

Na agenda das mobilizações virtuais, o movimento Fridays for Future encabeçará a 1ª greve climática de estudantes de nível fundamental, com crianças e seus familiares convidados a (se possível) sair às ruas ou participar de ações através de suas redes sociais.

Em tempo: No Guardian, o presidente das Ilhas Marshall, David Kabua, ressaltou que a pandemia não pode servir de desculpa para que os países não elevem o grau de ambição de seus compromissos climáticos. Ele lamentou que alguns governos sigam investindo em fontes fósseis de energia e que estejam aproveitando o adiamento da Conferência do Clima de Glasgow (COP26) para atrasar a revisão de suas contribuições nacionalmente determinadas (NDC) para o Acordo de Paris.

 

ClimaInfo, 22 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)