Assembleia Geral da ONU sob pressão para elevar ambição climática dos países

21 de setembro de 2020

Sem a tradicional procissão de chefes de Estado e de governo em sua sede em Nova York, a ONU abre nesta 3ª feira (22/9) a sessão de chefes de estado de sua 75ª Assembleia Geral, a primeira sob o signo da pandemia – e, por isso, totalmente virtual.

A Climate Week de Nova York, evento que acontece em paralelo à Assembleia da ONU, também seguirá neste ano de maneira digital, com uma agenda repleta de personalidades e lideranças políticas, sociais e religiosas. O evento foi aberto ontem pelo príncipe Charles, do Reino Unido, que ressaltou a importância de se aproveitar a pandemia para se acelerar ações em prol da transição para o baixo carbono.

Na agenda das mobilizações virtuais, o movimento Fridays for Future encabeçará a 1ª greve climática de estudantes de nível fundamental, com crianças e seus familiares convidados a (se possível) sair às ruas ou participar de ações através de suas redes sociais.

Em tempo: No Guardian, o presidente das Ilhas Marshall, David Kabua, ressaltou que a pandemia não pode servir de desculpa para que os países não elevem o grau de ambição de seus compromissos climáticos. Ele lamentou que alguns governos sigam investindo em fontes fósseis de energia e que estejam aproveitando o adiamento da Conferência do Clima de Glasgow (COP26) para atrasar a revisão de suas contribuições nacionalmente determinadas (NDC) para o Acordo de Paris.

 

ClimaInfo, 22 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar