Pantanal: queimadas podem ter reduzido biodiversidade em 20%

22 de setembro de 2020

O G1 destacou análise de especialistas apontando que o fogo pode ter consumido até agora cerca de 1/5 da diversidade biológica do Pantanal, especialmente de espécies de animais de locomoção mais lenta, que não conseguem escapar do avanço das chamas. Já na Folha, Fabiano Maisonnave mostrou a situação do Parque Estadual Encontro das Águas (MT), um dos maiores refúgios de onça-pintada do mundo. A unidade, que teve cerca de 85% de sua área consumida pelo fogo até agora (92 mil hectares), conta com apenas um funcionário e seu orçamento para 2020 é de miseráveis R$ 45.120 para o ano inteiro – ou R$ 123,60 por dia.

No último domingo (20), o Fantástico (TV Globo) revelou informações do inquérito que a Polícia Federal está conduzindo sobre a responsabilidade de fazendeiros em focos de queimadas no Pantanal. A matéria destacou um dos acusados, o pecuarista Ivanildo Miranda – envolvido em escândalos políticos recentes no Mato Grosso do Sul. O UOL também repercutiu esse caso.

O governo do Mato Grosso encaminhou ontem (21/9) ao governo federal pedido para utilização da Força Nacional de Segurança para auxiliar no combate às chamas. No sábado (19), parlamentares da comissão temporária do Senado para acompanhar a resposta do Planalto às queimadas visitaram o estado, percorrendo a rodovia Transpantaneira, entre Cuiabá e Poconé. Citada pelo UOL, a senadora Simone Tebet (MS) disse que a comissão pretende não apenas pressionar o governo federal no combate às queimadas, mas também “convencê-lo” sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A fumaça dos incêndios no Pantanal e na Amazônia já percorreu mais de 4 mil quilômetros, espalhando-se por pelo menos cinco países na América do Sul – Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A BBC Brasil destacou como essa fumaça pode afetar regiões distantes do fogo, como a ocorrência de “chuva cinza”.

 

ClimaInfo, 22 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar