Petroleiras estão longe de atingir meta para limitar aquecimento global

7 de outubro de 2020

Surpresa? Um levantamento feito pela iniciativa Transition Pathway Initiative com 59 grandes companhias globais dos setores de petróleo, gás natural e mineração indicou que nenhuma está compatível com um caminho de redução de emissões de carbono que viabilize limitar o aquecimento global em 2°C. Desse total, apenas sete empresas – Anglo American, Eni, Equinor, Glencore, Repsol, Shell e Total – estabeleceram metas de redução de emissões em linha com as metas do Acordo de Paris. No entanto, em termos práticos, as obrigações assumidas até agora limitariam o aquecimento do planeta a cerca de 3,2°C.

Em compensação, as empresas de energia elétrica estão tendo um desempenho melhor em comparação com petróleo, gás e carvão. Das 66 empresas analisadas desse setor, 39 já estão alinhadas com as metas de Paris, especialmente na Europa.

As conclusões desse levantamento foram bastante repercutidas na imprensa internacional, com destaques em Bloomberg, Financial Times e Reuters.

 

ClimaInfo, 8 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar