Europa quer aproveitar incentivos verdes para reforma sustentável de edifícios e construções

Europa incentivos verdes

A União Europeia deve anunciar hoje (14/10) um novo plano para incentivar a reforma e a renovação de edifícios, com o objetivo de tornar essas construções mais eficientes em termos de energia, diminuindo assim as emissões de carbono. O bloco pretende impulsionar obras em pelo menos 200 milhões de edifícios, incluindo isolamento térmico e troca de equipamentos de aquecimento, a um custo de quase 300 bilhões de euros por ano.

Como a Bloomberg ressaltou, os edifícios representam cerca de 1/3 das emissões de carbono da UE e a melhoria de sua eficiência energética é um aspecto central dos compromissos climáticos europeus. A Comissão Europeia pretende destinar parte dos recursos anunciados recentemente para a retomada econômica verde no continente para financiar essas reformas.

Nesse tema, o site POLITICO destacou o exemplo dos Paços do Concelho, um conjunto arquitetônico histórico que serve como sede da administração municipal de Lisboa, em Portugal. Em 2016, esse complexo ficou entre as cinco propriedades com maior consumo de energia na cidade, o que motivou uma ampla reforma. O processo não foi fácil, especialmente por conta do estilo e dos materiais usados nesses edifícios centenários. Até mesmo a instalação de painéis solares no telhado foi motivo de polêmica. Ao final, mesmo com a obra ainda em fase conclusiva, os benefícios já foram tangíveis, com uma redução de 50% do consumo de energia.

 

ClimaInfo, 14 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)