A corrida contra o tempo para salvar o gelo do Ártico

22 de outubro de 2020

Sob um ritmo de aquecimento de duas a três vezes maior que o restante do mundo, o Ártico vive agora uma corrida contra o tempo para conseguir salvar seu gelo. Nesse contexto, a região está se tornando um laboratório gigante para diversos projetos de geoengenharia, com soluções das mais curiosas.

O Guardian trouxe algumas delas: por exemplo, a iniciativa Arctic Ice Project pretende espalhar uma fina camada de contas de vidro sobre partes congeladas do Ártico, o que aumentaria a refletividade da superfície, diminuindo assim a absorção da radiação solar e, por tabela, o degelo. Já pesquisadores da Universidade da Lapônia (Finlândia) propuseram a instalação de um “paredão” em áreas como a geleira Jakobshavn, na Groenlândia, que retardaria o derretimento do gelo ao impedir que as correntes quentes do oceano atinjam a geleira por baixo. Outra ideia curiosa (e extremamente cara) é a instalação de 10 milhões de bombas d’água alimentadas por energia eólica para distribuir continuamente a água do mar na superfície, o que facilitaria a criação de gelo.

Em tempo: Nas últimas três décadas, as profundezas do Mar de Weddell, na Antártica, aqueceram cinco vezes mais rápido do que o resto do oceano em profundidade superiores a 2 mil metros, mostrou um novo estudo publicado nesta semana por pesquisadores da Alemanha. De acordo com os autores, o aquecimento das profundezas polares se deve principalmente a mudanças nos ventos e nas correntes marinhas superiores no Oceano Antártico. Além disso, o estudo sugere que um Mar de Weddell mais aquecido pode prejudicar a circulação de água, com consequência de longo alcance para a circulação global dos oceanos. O estudo foi publicado na revista Journal of Climate.

 

ClimaInfo, 22 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar