Incêndios na Índia pioram qualidade do ar e acentuam pandemia

incêndios Índia

A chegada do inverno no hemisfério norte causa preocupação em diversos países por conta do risco de uma nova escalada dos casos de COVID-19. Um dos locais sob maior risco é a Índia, que vem sofrendo com o aumento da pandemia nos últimos meses. Para piorar, como informou a Bloomberg, incêndios florestais no norte do país estão causando nuvens espessas de poeira, que tornam o ar ainda mais difícil de respirar. Nova Déli não teve um dia sequer de ar limpo desde o início de setembro. Com o aumento da poluição do ar, decorrente não apenas dos incêndios, mas também da queima de combustível para aquecimento, a situação pode ficar ainda mais difícil para o combate ao novo coronavírus.

Tal qual no Brasil, boa parte dos incêndios é feita por agricultores, que limpam centenas de milhares de hectares na Índia todos os anos antes do plantio. A prática da queimada é ilegal no país, mas a fiscalização é pouco eficiente.

Em tempo: Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Saskatchewan (Canadá) estimou as dimensões da enorme coluna de fumaça que se levantou por conta dos incêndios florestais massivos que afligiram a Austrália na virada de 2019 para 2020. A nuvem de poeira empurrada para a estratosfera foi três vezes maior do que qualquer coisa anteriormente registrada no mundo: ela mediu 1 mil km de diâmetro, subindo a uma altura de 35 km acima da terra, e viajou 66 mil km ao redor do mundo. Ela também demorou para se dissipar, permanecendo intacta por três meses. Em termos comparativos, a fumaça dos incêndios australianos atingiu o mesmo patamar das erupções vulcânicas mais fortes dos últimos 25 anos. The Guardian deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 4 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)