Cerca de 150 países devem entregar planos climáticos mais fortes

planos climáticos

Mais de três quartos dos países indicaram até agora que assumirão compromissos mais firmes sob o Acordo de Paris até o final deste ano, apesar da pressão econômica da pandemia de coronavírus, informou a Reuters.

A estimativa vem de uma ferramenta lançada pelo Fórum das Nações mais Vulneráveis (CVF) mostrando que 151 governos confirmaram sua intenção de cumprir o prazo da ONU para aumentar suas metas de redução na próxima década das emissões que causam o aquecimento do planeta. O número inclui os 48 membros do CVF de África, Ásia-Pacífico e América Latina, bem como a União Europeia, a Aliança de Pequenos Estados Insulares e os países menos desenvolvidos.

Do outro lado estão cerca de 40 nações que ainda não sinalizaram planos de aumento de suas metas – entre eles, Brasil, EUA, Canadá e Reino Unido. Os EUA não entraram na conta porque estão fora do Acordo no momento. O CVF pretende atualizar a ferramenta diariamente.

Em tempo: Especialistas acreditam que a mudança climática poderá ser tema da redação do Enem. A pandemia é outra forte candidata. A notícia é do Estadão.

 

ClimaInfo, 19 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)