Cerca de 150 países devem entregar planos climáticos mais fortes

18 de novembro de 2020

Mais de três quartos dos países indicaram até agora que assumirão compromissos mais firmes sob o Acordo de Paris até o final deste ano, apesar da pressão econômica da pandemia de coronavírus, informou a Reuters.

A estimativa vem de uma ferramenta lançada pelo Fórum das Nações mais Vulneráveis (CVF) mostrando que 151 governos confirmaram sua intenção de cumprir o prazo da ONU para aumentar suas metas de redução na próxima década das emissões que causam o aquecimento do planeta. O número inclui os 48 membros do CVF de África, Ásia-Pacífico e América Latina, bem como a União Europeia, a Aliança de Pequenos Estados Insulares e os países menos desenvolvidos.

Do outro lado estão cerca de 40 nações que ainda não sinalizaram planos de aumento de suas metas – entre eles, Brasil, EUA, Canadá e Reino Unido. Os EUA não entraram na conta porque estão fora do Acordo no momento. O CVF pretende atualizar a ferramenta diariamente.

Em tempo: Especialistas acreditam que a mudança climática poderá ser tema da redação do Enem. A pandemia é outra forte candidata. A notícia é do Estadão.

 

ClimaInfo, 19 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar