G20: Com Trump de saída, líderes dão destaque à recuperação econômica verde e à ação climática

G20

A cúpula do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, foi realizada de maneira virtual no último final de semana, reflexo da pandemia que segue ameaçando as vidas de bilhões de pessoas. Além do enfrentamento da COVID-19, diversos Chefes de Estado e de governo destacaram em seus discursos a importância de uma recuperação econômica pós-pandêmica alinhada aos objetivos do Acordo de Paris e à pretensão de descarbonização da economia mundial até meados deste século.

No Estadão, Célia Froufe fez um panorama das falas dos principais líderes do G20, ressaltando a ênfase dada a termos como “meio ambiente” e “cooperação”. Já a Bloomberg destacou a defesa do Acordo de Paris de diversos discursos – um contraste curioso com a fala crítica de Trump, em sua “saideira” de encontros diplomáticos de alto nível após a derrota eleitoral nos EUA.

No pano de fundo dos elogios públicos ao Acordo de Paris está a tentativa do governo saudita, anfitrião da cúpula do G20, de apresentar um plano de “economia circular do carbono”, que sugere a redução de emissões de carbono associada à captura e reuso de gases de efeito estufa produzidos pela queima de hidrocarbonetos – algo visto com ceticismo, especialmente entre os países europeus.

Associated Press e Reuters também destacaram os principais pontos do encontro do G20.

 

ClimaInfo, 23 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)