Guerra comercial entre China e Austrália atinge em cheio a indústria carvoeira

26 de novembro de 2020

A escalada das tensões comerciais entre China e Austrália resultou em uma situação curiosa: há meses, mais de US$ 500 milhões em carvão australiano se acumulam em pelo menos 50 navios estacionados na proximidade de portos chineses, a espera de autorização para desembarque. Como a Bloomberg explicou, esse imbróglio é resultado de tensões crescentes entre os dois países, iniciadas em 2018 quando o governo australiano impediu a companhia chinesa Huawei de construir a rede 5G no país. Como retaliação, Pequim ordenou que as centrais elétricas e siderúrgicas chinesas parassem de comprar carvão australiano e que os portos impedissem o descarregamento da mercadoria. O Guardian também abordou a situação.

O governo chinês se justifica dizendo que os carregamentos recentes de carvão da Austrália não cumpriram com requisitos de “segurança e qualidade”.

Além das restrições ao carvão, a China também impôs tarifas sobre a cevada australiana e diminuiu as importações de carne bovina. Para o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, as tensões são resultado de um “erro de interpretação” da China, que teria enxergado a recusa da Austrália à Huawei “através das lentes da competição estratégica com os EUA”, conforme citado pela Reuters. Pelo sim pelo não, quem está pagando o pato é a indústria carvoeira da Austrália: as exportações de carvão para a China, principal mercado consumidor, caíram 47% em outubro passado na comparação com o mesmo mês em 2019 (de 25,69 milhões de toneladas para 13,73 milhões). No ano passado, a Austrália forneceu mais de 40% do consumo chinês de carvão de coque e 57% de carvão térmico.

 

ClimaInfo, 26 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar