Colômbia anuncia meta de redução de 51% de emissões de carbono até 2030

Colômbia

O presidente da Colômbia, Ivan Duque, confirmou na semana passada que o país elevará o grau de ambição de seus compromissos nacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa. De acordo com o anúncio, feito pelas redes sociais, o governo colombiano pretende reduzir as emissões em 51% até 2030 com relação a 2010. Para tanto, Bogotá pretende investir na aceleração da transição energética e da mobilidade urbana sustentável, além de reduzir a taxa de desmatamento e aumentar o plantio de árvores em todo o território colombiano.

“Esse é um compromisso importante no contexto latino-americano e também global, que mostra que juntos devemos cumprir esse propósito para a proteção do planeta”, afirmou Duque.

O anúncio foi bem recebido fora da Colômbia. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, anfitrião da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), chamou o novo objetivo colombiano de “impressionante” e elogiou a liderança do presidente Duque. O futuro presidente da COP26, Alok Sharma, também celebrou o compromisso do governo colombiano.

A meta anunciada por Duque se destaca também pelo grau de ambição: a 1ª NDC submetida pelo país ao Acordo de Paris previa um cenário de redução de 20% das emissões até 2030 com relação a 2010; com essa meta subindo para 51%, ela mais do que dobra. O fato do país também usar 2010 como ano de referência também chama a atenção, já que considera um cenário-base mais recente para orientar seus objetivos de redução – para efeito de comparação, a NDC brasileira usou 2005 (época em que o desmatamento na Amazônia estava altíssimo) como referência.

Infobae e Semana repercutiram o anúncio. Já o colombiano El Tiempo ouviu especialistas que explicaram os desafios e o potencial da nova meta de redução de emissões no país.

 

ClimaInfo, 30 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)