Forte onda de calor preocupa australianos, que temem novos incêndios florestais

Austrália onda de calor

O termômetro bateu nos 40°C na maior parte da Austrália neste final de semana, com a chegada da 1ª onda de calor da temporada de calor no país. As altas temperaturas e o ar seco aumentam consideravelmente o risco de incêndios florestais – um verdadeiro “trauma nacional” depois da última temporada, quando o país registrou recordes de fogo.

Novembro fechou bem abaixo da média em termos de chuvas, deixando a vegetação seca mais rapidamente antes mesmo da chegada do verão. A previsão para as primeiras semanas de dezembro segue na mesma linha: calor intenso e ar seco. Dezenas de focos de incêndio foram registrados nos últimos dias no estado da Nova Gales do Sul. Além disso, com o calor, a demanda energética também subiu bastante, fazendo a agência operadora do país alertar os consumidores para o risco de blecaute por falta de energia.

Por outro lado, a expectativa dos meteorologistas é de que este verão não seja tão seco como o passado: com o La Niña resfriando a superfície de partes do Oceano Pacífico, prevê-se mais chuvas nos próximos meses na Austrália, o que pode minimizar o risco do país sofrer incêndios na mesma proporção destrutiva do último verão. Mas, em tempos de crise climática, o alívio é limitado: com as chuvas, o risco de enchentes será maior.

Al-Jazeera e BBC também comentaram as altas temperaturas na Austrália.

 

ClimaInfo, 30 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)