Piauí terá maior parque eólico e solar da América do Sul

Piauí solar eólica

O governo do Piauí celebrou no mês passado a construção dos maiores parques eólico e solar da América do Sul. Os dois  empreendimentos, ambos em fase final de desenvolvimento, estão sendo realizados pelo grupo Enel nos municípios de Lagoa do Barro e São Gonçalo do Gurguéia, totalizando investimentos de quase R$ 5 bilhões com a criação de 4,2 mil postos de trabalho no pico das obras.

O parque solar de São Gonçalo iniciou a operação de sua 1ª etapa em 2020, com capacidade de geração de 475 MW, e a empresa está finalizando a expansão do complexo, que acrescentará 133 MW à capacidade. O projeto usa módulos solares bifaciais, que capturam energia solar nos dois lados de cada painel, o que permite aumentar a geração de energia em até 18% e diminuir a área ocupada pelos equipamentos em 11%.

Já o parque eólico de Lagoa do Barro contará com 230 aerogeradores e poderá gerar, em pleno funcionamento, mais de 3,3 TWh por ano. Ele é o maior projeto eólico da Enel em todo o mundo. Ciclovivo destacou essa notícia.

Em tempo: Energia limpa no Nordeste, energia fóssil no Sudeste. O BNDES confirmou na semana passada a aprovação de um financiamento de quase R$ 4 bi para a construção de uma 2a usina termelétrica no Porto de Açu, no município de São João da Barra (RJ). Encabeçado por uma joint venture da Prumo Logística com a BP e a Siemens, a termelétrica queimará gás natural e terá a capacidade de 1.763 MW. Com o projeto, o parque termelétrico do Porto de Açu será o maior da América Latina. A Agência Brasil deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)