Bolsonaro e Salles derrubam orçamento do meio ambiente para o menor nível em duas décadas

Boiada observatótio do clima

O projeto do governo Bolsonaro para meio ambiente não poderia ser mais explícito: levantamento do Observatório do Clima (OC) revelou que o orçamento proposto para o ministério do meio ambiente (MMA) e suas autarquias para 2021 é o mais baixo desde 2000, R$ 1,72 bilhão. Estes recursos abrangem todas as despesas da pasta, inclusive as obrigatórias.

O corte de recursos acontece em um momento dramático para o meio ambiente no Brasil: além do aperto orçamentário, a área sofre com o enfraquecimento da capacidade de fiscalização, o loteamento de cargos nos órgãos ambientais e a escalada dos índices de desmatamento e queimadas. Segundo a análise do OC, mesmo com o aumento da devastação florestal nos últimos anos, as atividades de fiscalização ambiental e combate a incêndios florestais terão neste ano uma redução orçamentária de 27,4%.

“O governo Bolsonaro colocou em prática suas promessas de campanha em relação à política ambiental”, lamentou Suely Araújo, especialista sênior em políticas públicas do OC. “O Ibama está fragilizado e deslegitimado pela narrativa do próprio presidente da República e de outras autoridades. Além disso, há evidências de que o ICMBio tende a ser extinto ainda no 1º semestre deste ano, em retrocesso que não podemos deixar ocorrer”.

Época, Estadão, G1 e O Globo deram a notícia.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)