Ciclone Eloise causa destruição e mortes em Moçambique

25 de janeiro de 2021

Menos de dois anos após a passagem avassaladora do ciclone Idai, Moçambique foi abalada neste final de semana por uma nova tempestade de grande força. Com ventos de 160 km/h, o ciclone Eloise atingiu a região costeira de Beira no último sábado (23/1), causando inundações e danos significativos à infraestrutura local. Pelo menos nove pessoas morreram.

À medida que ele avançou em terra firme, Eloise perdeu força e foi rebaixado à categoria de tempestade tropical, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Beira foi o epicentro dos danos causados por Idai em março de 2019, que devastou a 2ª maior cidade de Moçambique e matou mais de mil pessoas. Por ora, Eloise não causou danos na mesma magnitude, mas as chuvas persistentes na região devem continuar causando inundações. De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, pelo menos 100 mil pessoas foram afetadas pelo Eloise.

Al-Jazeera, BBC, Bloomberg, CNN, Deutsche Welle e Reuters deram mais detalhes.

Em tempo: Santa Catarina sofreu com chuvas de mais de 100 mm em poucas horas no último sábado, o que provocou mortes, inundações e deslizamentos de encostas. O evento nos lembra mais uma vez da urgência da preparação das cidades e das pessoas para os eventos climáticos extremos decorrentes da mudança do clima.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar