Ciclone Eloise causa destruição e mortes em Moçambique

Ciclone Eloise

Menos de dois anos após a passagem avassaladora do ciclone Idai, Moçambique foi abalada neste final de semana por uma nova tempestade de grande força. Com ventos de 160 km/h, o ciclone Eloise atingiu a região costeira de Beira no último sábado (23/1), causando inundações e danos significativos à infraestrutura local. Pelo menos nove pessoas morreram.

À medida que ele avançou em terra firme, Eloise perdeu força e foi rebaixado à categoria de tempestade tropical, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Beira foi o epicentro dos danos causados por Idai em março de 2019, que devastou a 2ª maior cidade de Moçambique e matou mais de mil pessoas. Por ora, Eloise não causou danos na mesma magnitude, mas as chuvas persistentes na região devem continuar causando inundações. De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, pelo menos 100 mil pessoas foram afetadas pelo Eloise.

Al-Jazeera, BBC, Bloomberg, CNN, Deutsche Welle e Reuters deram mais detalhes.

Em tempo: Santa Catarina sofreu com chuvas de mais de 100 mm em poucas horas no último sábado, o que provocou mortes, inundações e deslizamentos de encostas. O evento nos lembra mais uma vez da urgência da preparação das cidades e das pessoas para os eventos climáticos extremos decorrentes da mudança do clima.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)