Ganho econômico do garimpo na Amazônia é irrisório, mostra estudo

1 de fevereiro de 2021

Um estudo do Instituto Escolhas mostrou que a extração de ouro e diamantes na Amazônia gera impacto econômico bastante limitado na região, sem efeitos positivos de longo prazo. A conclusão contesta uma das defesas mais comuns da prática de garimpo na Floresta Amazônica: a de que a atividade gera renda e desenvolvimento para uma área carente e sem alternativas econômicas imediatas. De acordo com a análise, o impacto do garimpo nos indicadores sociais é incipiente e com efeitos que não passam de cinco anos. Ou seja, um custo ambiental alto não beneficia a população da região amazônica no longo prazo.

“Tanto a extração de ouro como a de diamantes […] acaba gerando benefício para poucos e um rastro de pobreza e destruição ambiental para muitos”, argumentou Larissa Rodrigues, coordenadora do estudo, ao Valor. “É uma atividade que não é capaz de gerar desenvolvimento para a população”.

Em tempo 1: A Polícia Federal realizou na semana passada uma operação para investigar e interromper atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Segundo o Estadão, agentes federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão em Roraima e Mato Grosso do Sul. Os investigadores identificaram ao menos 20 pistas ilegais de pouso dentro da TI e apontaram que a expansão irregular da mineração causou a degradação ambiental de cerca de 6 mil hectares entre 2018 e 2020.

Em tempo 2: O governador de Rondônia, Marcos Rocha, assinou um decreto na 6ª feira (29/1) regulamentando o garimpo em rios do estado. Desde 1991, a atividade era proibida em virtude dos impactos sociais e ambientais negativos das atividades. O novo decreto abre espaço para a exploração de ouro nas margens do rio Madeira, a ser licenciada somente pela secretaria de desenvolvimento ambiental de RO. O G1 deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 2 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar