Personalidades declaram apoio a protestos de agricultores na Índia

protestos ìndia

Há mais de dois meses, milhares de agricultores estão se manifestando nas ruas da Índia contra a aprovação recente de uma reforma liberal nas leis agrícolas que, segundo eles, prejudica a subsistência de milhões de pequenos produtores rurais no país. Os protestos ganharam uma dimensão maior nesta semana, depois de personalidades e figuras públicas internacionais se manifestarem em apoio aos protestos – em particular, a cantora Rihanna e a ativista do clima Greta Thunberg. “Estamos solidários com os protestos na Índia”, escreveu Greta no Twitter.

O governo indiano tem respondido aos protestos de modo intransigente, tanto nas ruas como também fora delas. Na 2ª feira passada (1º/2), Nova Deli pediu ao Twitter a suspensão de cerca de 250 usuários indianos envolvidos nas manifestações por representarem uma “séria ameaça à ordem pública”. Da mesma forma, as autoridades indianas também refutaram o “sensacionalismo” da reação internacional à repressão dos protestos no país, acusando-a de ser “propaganda” contra a Índia.

Em tempo: Um grupo improvável de pessoas está se consolidando nos últimos tempos como uma das forças populares mais potentes em favor da ação climática – os fãs da música pop sul-coreana, o K-pop. Jovens e conectados, eles têm usado seu poder de mídia social para defender as causas políticas e sociais mais variadas. A Reuters destacou como essa turma está incorporando a questão climática entre suas principais preocupações e incentivando uma discussão mais substancial sobre o tema entre a chamada Geração Z.

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)