Prioridades de Bolsonaro para o centrão envolvem vários projetos antiambientais

3 de fevereiro de 2021

O Valor teve acesso a uma planilha do Palácio do Planalto que elenca os projetos prioritários do governo Bolsonaro para o Congresso Nacional para os próximos meses, impulsionado pela vitória de aliados políticos do presidente no comando da Câmara e do Senado.

Entre os projetos que podem afetar o meio ambiente, estão a proposta de regularização da mineração em Terras Indígenas (TI), a flexibilização do licenciamento ambiental, concessões florestais, a lei do gás e a facilitação da regularização fundiária.

Dessa lista, o projeto de lei que libera a mineração em TI é um dos mais caros ao presidente. De acordo com Maurício Angelo no Observatório da Mineração, Bolsonaro pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que o PL seja pautado o quanto antes na Casa. Ele também destacou que Lira, ex-auxiliar do infame Eduardo Cunha e aliado de Bolsonaro no Centrão, tem relações antigas com o garimpo na Amazônia: em sua campanha para deputado em 2014, ele recebeu R$ 200 mil de uma empresa de táxi aéreo ligada a atividades mineradoras na região Norte.

Em tempo: Bolsonaro mentiu ao Congresso quando disse que concedeu mais títulos do que em 14 anos. Miriam Leitão desmentiu o presidente com dados que mostram que o governo Bolsonaro foi o que menos concedeu títulos de terra.

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar