Prioridades de Bolsonaro para o centrão envolvem vários projetos antiambientais

prioridades Bolsonaro pauta antiambiental

O Valor teve acesso a uma planilha do Palácio do Planalto que elenca os projetos prioritários do governo Bolsonaro para o Congresso Nacional para os próximos meses, impulsionado pela vitória de aliados políticos do presidente no comando da Câmara e do Senado.

Entre os projetos que podem afetar o meio ambiente, estão a proposta de regularização da mineração em Terras Indígenas (TI), a flexibilização do licenciamento ambiental, concessões florestais, a lei do gás e a facilitação da regularização fundiária.

Dessa lista, o projeto de lei que libera a mineração em TI é um dos mais caros ao presidente. De acordo com Maurício Angelo no Observatório da Mineração, Bolsonaro pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que o PL seja pautado o quanto antes na Casa. Ele também destacou que Lira, ex-auxiliar do infame Eduardo Cunha e aliado de Bolsonaro no Centrão, tem relações antigas com o garimpo na Amazônia: em sua campanha para deputado em 2014, ele recebeu R$ 200 mil de uma empresa de táxi aéreo ligada a atividades mineradoras na região Norte.

Em tempo: Bolsonaro mentiu ao Congresso quando disse que concedeu mais títulos do que em 14 anos. Miriam Leitão desmentiu o presidente com dados que mostram que o governo Bolsonaro foi o que menos concedeu títulos de terra.

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)