Glaciar himalaio se rompe matando mais de 100 pessoas

Himalaia

Um evento não muito comum provocou uma tragédia na Índia ontem, no sopé do Himalaia. Um glaciar se rompeu e despencou, atingindo a barragem de uma hidrelétrica. As águas da usina inundaram o distrito de Chamoli no estado de Uttarakhand. Pelo menos 100 pessoas morreram, número que talvez chegue a 150 entre moradores e trabalhadores da usina.

O Dr. Mohd Farooq Azam, professor de glaciologia e hidrologia, suspeita que um inverno mais quente criou um bolsão de água no interior da geleira, algo que será investigado a partir de agora. Mas não há dúvidas de que o aquecimento global cria as condições para que geleiras encolham, enfraqueçam e se soltem. O Dr. Anjal Prakash, autor líder do relatório do IPCC sobre oceanos e a criosfera que saiu em 2019, comentou que este tipo de acontecimento fazia parte das previsões do trabalho. O glaciar é o maior situado inteiramente na Índia e fazia parte do parque do 2º maior pico indiano, o Nanda Devi.

A notícia aqui repercutiu n’O Globo, na Globo News, no UOL, na CNN Brasil e na edição brasileira da Deutsche Welle. As indianas News 18 e NDTV foram das primeiras a dar a notícia. O New York Times, The Guardian e a Público, portuguesa, dentre outros, também contaram a história.

 

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)