Glaciar himalaio se rompe matando mais de 100 pessoas

7 de fevereiro de 2021

Um evento não muito comum provocou uma tragédia na Índia ontem, no sopé do Himalaia. Um glaciar se rompeu e despencou, atingindo a barragem de uma hidrelétrica. As águas da usina inundaram o distrito de Chamoli no estado de Uttarakhand. Pelo menos 100 pessoas morreram, número que talvez chegue a 150 entre moradores e trabalhadores da usina.

O Dr. Mohd Farooq Azam, professor de glaciologia e hidrologia, suspeita que um inverno mais quente criou um bolsão de água no interior da geleira, algo que será investigado a partir de agora. Mas não há dúvidas de que o aquecimento global cria as condições para que geleiras encolham, enfraqueçam e se soltem. O Dr. Anjal Prakash, autor líder do relatório do IPCC sobre oceanos e a criosfera que saiu em 2019, comentou que este tipo de acontecimento fazia parte das previsões do trabalho. O glaciar é o maior situado inteiramente na Índia e fazia parte do parque do 2º maior pico indiano, o Nanda Devi.

A notícia aqui repercutiu n’O Globo, na Globo News, no UOL, na CNN Brasil e na edição brasileira da Deutsche Welle. As indianas News 18 e NDTV foram das primeiras a dar a notícia. O New York Times, The Guardian e a Público, portuguesa, dentre outros, também contaram a história.

 

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar