Guterres defende retomada virtual das negociações climáticas para a COP26

COP26

A perspectiva de um novo adiamento da Conferência da ONU sobre Clima de Glasgow (COP26) por conta das restrições impostas pela pandemia está causando preocupação entre negociadores e lideranças políticas internacionais. Ontem (8/2), o secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que uma eventual mudança de data pode dificultar ainda mais o esforço global contra a mudança do clima. Por isso, ele defendeu que os países já se organizem para realizar sessões preparatórias de negociação virtual, para antecipar as conversas e permitir a realização de uma COP em um formato diferente do usual.

“Por causa da COVID-19, é improvável que a programação normal de reuniões aconteça presencialmente. Assim, as negociações preparatórias precisam começar a acontecer virtualmente”, defendeu Guterres durante uma entrevista coletiva com o presidente da COP26, Alok Sharma. “Não podemos permitir que a pandemia nos impeça de trabalhar juntos no caminho para Glasgow”.

Segundo o Climate Home, os negociadores climáticos foram “pegos de surpresa” pelos comentários de Guterres. A posição do secretário-geral deve jogar mais peso sobre o Secretariado-Executivo da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que precisará avaliar nos próximos meses quais caminhos as negociações poderão tomar caso não haja perspectiva de normalização dos fluxos internacionais de pessoas até novembro. Uma das hipóteses trabalhadas é a da realização de uma COP presencial apenas para as negociações mais importantes, com outros itens da agenda e a participação de observadores da sociedade civil restritos ao ambiente virtual. No entanto, diversos países em desenvolvimento já manifestaram incômodo com essa possibilidade, pois a falta de infraestrutura de internet em muitas regiões do globo pode ser um obstáculo à participação virtual de seus negociadores.

Associated Press e Guardian também deram destaque à fala de Guterres.

 

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)