Estudantes protestam contra prisão de jovem ambientalista na Índia

Índia ativista presa

Autoridades da Índia detiveram cerca de 10 estudantes que se manifestavam em frente ao Parlamento, em Nova Déli, contra a prisão da jovem ativista do clima, Disha Ravi, de 22 anos. Ravi foi presa na 2ª feira (15/2), acusada de sedição por ajudar a montar e distribuir um documento nas redes sociais em favor de pequenos agricultores indianos que protestam há mais de dois meses contra a reforma das leis agrícolas no país.

O documento – um “kit de ferramentas” para ajudar a causa dos pequenos agricultores no Twitter – foi compartilhado pela também ativista Greta Thunberg, o que causou furor na Índia no começo do mês. Segundo o governo indiano, Ravi colaborou com uma “conspiração” responsável por episódios de violência no último dia 26, quando agricultores e policiais se enfrentaram em diversas partes do país. Desde outubro, milhares de pequenos agricultores estão bloqueando estradas na Índia, exigindo a revogação de leis que, segundo eles, favorecem as grandes corporações no mercado agrícola doméstico, diminuindo o espaço para a venda de seus produtos.

Independent, Reuters e Vox repercutiram as prisões na Índia.

Em tempo: A agência meteorológica europeia Copernicus alertou que a nuvem de poluição que envolve grandes áreas na Índia desde outubro deve continuar intensa até o próximo mês, prolongando a exposição das pessoas a níveis altos de poluentes tóxicos perigosos. A Bloomberg deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)