Com Biden, EUA voltam ao Acordo de Paris com promessas de ambição climática

21 de fevereiro de 2021

Pouco mais de 100 dias após a formalização de sua saída do Acordo de Paris, os EUA o retomaram oficialmente na 6ª feira (19/2), com promessas de reforçar seus esforços contra a mudança do clima e de pressionar outros países a fazer o mesmo nos próximos meses.

Para marcar a ocasião, o enviado especial do presidente Joe Biden para o clima, John Kerry, participou de encontros virtuais com representantes diplomáticos do Reino Unido, Itália e da ONU. “Este é um dia especial, mas que nunca teria precisado acontecer. É tão triste que nosso presidente anterior, sem qualquer base científica ou lógica econômica legítima, tenha decidido retirar os Estados Unidos. Isso nos machucou e machucou o mundo”, disse Kerry.

Um dos focos da diplomacia norte-americana neste ano será o impulsionamento do movimento global por mais ambição nos compromissos climáticos nacionais para o Acordo de Paris antes da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), prevista para novembro em Glasgow (Escócia).

O dia também foi marcado pela realização de uma cúpula virtual de Chefes de Estado do G7, o grupo das sete maiores economias do mundo. Na declaração final, os governos destacaram o compromisso com “progresso” nos próximos meses e anos em ações de mitigação, adaptação e financiamento para ação climática, com o objetivo de viabilizar uma descarbonização da economia global até 2050.

Estadão, Folha e G1 repercutiram na imprensa nacional o retorno dos EUA ao Acordo de Paris, que também foi amplamente destacado no exterior, com reportagens em veículos como Associated Press, Bloomberg, Climate Home, Financial Times, Guardian e Reuters.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar