Debate sobre clima divide Conselho de Segurança da ONU

Conselho de Segurança da ONU

O debate público realizado nesta 3ª feira (23/2) pelo Conselho de Segurança da ONU sobre as ameaças da crise climática à estabilidade e à paz mundial terminou sem consenso entre os principais países acerca da centralidade do tema na agenda securitária internacional. Como o Poder360 destacou, China, Índia e Rússia se mostraram reticentes à discussão sobre mudança do clima dentro do órgão, ressaltando que a questão climática pode ser melhor analisada em outros espaços dentro da ONU.

“Concordamos que as questões sobre as mudanças climáticas podem exacerbar conflitos. Mas elas são realmente a causa raiz desses conflitos? Há sérias dúvidas sobre isso”, afirmou o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia. “A conexão entre o clima e os conflitos pode ser analisada em relação apenas a certos países e regiões. Falar sobre isso em termos gerais e em um contexto global não tem justificativa”, acrescentou. O site POLITICO destacou a oposição russa à discussão sobre clima no Conselho de Segurança.

Por outro lado, representantes de países europeus e de pequenas nações insulares, junto com os EUA, reforçaram a preocupação sobre o potencial da mudança do clima de criar e/ou intensificar conflitos armados e guerras civis nas áreas mais vulneráveis do planeta. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que presidiu a sessão, observou que a crise climática se tornou “uma questão geopolítica tanto quanto ambiental”. Já o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, disse que um fracasso no esforço global contra a mudança do clima seria como um “pacto suicida mútuo” entre os países.

 

ClimaInfo, 25 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)