Geração elétrica renovável precisa ser acelerada para viabilizar metas do Acordo de Paris, alerta IRENA

16 de março de 2021

A tecnologia necessária para descarbonizar o setor energético global até 2050 já existe, mas ainda falta um impulso decisivo por parte dos governos para acelerar esse processo de transição nas próximas décadas. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), em seu relatório sobre a transição energética global, 90% de todas as soluções para neutralizar as emissões líquidas de carbono até meados deste século envolverão tecnologias como a geração por fonte renovável (como eólica e solar), eficiência energética e o uso de hidrogênio verde (feito a partir de energia renovável). Os outros 10% poderão ser atendidos por captura e armazenamento de carbono, o que permitirá ao mundo atingir a neutralidade do carbono e viabilizar a meta de limitar o aquecimento do planeta em 1,5°C com relação aos níveis pré-industriais, conforme previsto pelo Acordo de Paris.

O relatório apresenta um “mapa do caminho para o 1,5°C”, prevendo a triplicação da geração de energia por fontes renováveis até 2050, o declínio do uso de combustíveis fósseis em 75% e o pico do consumo de gás natural por volta do ano de 2025, de maneira a torná-lo a última fonte fóssil significativa remanescente no setor energético em 30 anos. Para tanto, os investimentos para a transição energética precisam aumentar em 30% com relação ao montante planejado até agora, totalizando US$ 131 trilhões nas próximas três décadas.

“A janela de oportunidade para atingirmos essa meta está se fechando rapidamente”, alertou Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA. “A tendência recente mostra que a distância entre o que estamos fazendo e o que deveríamos estar fazendo está aumentando. Precisamos de uma aceleração drástica da transição energética para virarmos esse jogo”. Guardian e Reuters repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar