Acuado por críticas internacionais, Bolsonaro divulga trechos de carta de Biden com promessas de cooperação climática

18 de março de 2021

Com quase quatro semanas de atraso, o Palácio do Planalto divulgou ontem (18/3) trechos de uma carta encaminhada por Joe Biden ao presidente Jair Bolsonaro. No documento, o presidente dos EUA defendeu a colaboração entre os dois países no enfrentamento à pandemia e à mudança do clima. Segundo a Secretaria de Comunicação do governo federal, Biden “enfatizou a responsabilidade comum dos dois líderes em tornar o Brasil e os EUA mais seguros, saudáveis, prósperos e sustentáveis para as gerações futuras”.

No entanto, o texto divulgado pela Secom não mostrou trechos literais da carta de Biden a Bolsonaro. Além disso, de acordo com a Folha, passagens importantes do documento foram omitidas pelo Planalto, em particular a cobrança feita pelo presidente norte-americano por mais ambição climática do governo brasileiro. A imprensa destacou também o timing dessa divulgação, que aconteceu no dia seguinte a uma entrevista do ex-presidente Lula à CNN norte-americana, na qual ele pediu que Biden atuasse para facilitar o acesso a vacinas pelos países em desenvolvimento. A fala de Lula foi vista como mais uma tentativa do ex-mandatário, e possível presidenciável de 2022, de se contrapor ao atual presidente, que sofre com críticas intensas dentro e fora do Brasil por causa da condução da pandemia e do desmonte da política ambiental. A resposta de Biden a Bolsonaro teve repercussão na CNN Brasil, G1, Reuters, UOL, Valor e Veja, entre outros.

Em tempo: Enquanto Biden e Bolsonaro recorrem à linguagem diplomática para distensionar as relações entre Brasil e EUA, a questão da Amazônia assume um peso inédito e pode definir o tom e o espírito das conversas bilaterais, ao menos nos próximos dois anos. A Economist se debruçou sobre as expectativas em torno desse diálogo, por ora ameno e amigável; no entanto, dependendo de como as coisas se desenrolarem, é possível que a Casa Branca busque outros interlocutores, desde governos locais até a sociedade civil e a iniciativa privada brasileiras, para reforçar o combate ao desmatamento e a proteção da floresta.

 

ClimaInfo, 19 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar