Os recordes climáticos do dia

recordes climáticos

Em vários lugares do Japão, as cerejeiras abriram mais cedo este ano, em uma das datas mais importantes do calendário local. Referenciadas por marcar o fim do inverno, elas costumavam atingir seu pico em meados de abril, coincidindo com o início do ano letivo e do ano comercial. Por conta do aquecimento global, estão abrindo cada vez mais cedo no ano. Desde que essas datas começaram a ser registradas há 70 anos, este ano é recorde. A BBC conta que, em Kyoto, o pico este ano aconteceu no dia 26 de março, a data mais antecipada desde o ano 812. A notícia no mundo ocidental também saiu no The Guardian, na AP e no Washington Post.

No litoral Ártico da Rússia, o inverno foi extraordinariamente quente. Em certas partes, a temperatura chegou a ficar 7oC acima da média histórica, seguindo a tendência de temperaturas cada vez mais altas. Com isso, a massa de gelo encolheu e as rotas marítimas pelo Norte permaneceram abertas boa parte do inverno. A região de Taymir, no extremo norte russo, é onde as temperaturas aumentaram mais. A temperatura média na região já é 5oC mais alta do que era nos anos 70, cinquenta anos atrás. A notícia saiu no Barents Observer.

No final de semana, Nashville, Tennessee, sofreu com dois dias de tempestades intensas, quando caíram mais de 17 cm de chuva, o segundo maior valor já registrado. Quatro pessoas morreram. A AP deu a notícia.

 

ClimaInfo, 31 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)