Ativistas e artistas pedem que Biden rejeite acordo ambiental com Bolsonaro

artistas dont trust bolsonaro

Mesmo com sinais recentes de que as conversas diplomáticas entre Brasil e EUA não apontam para um acordo ambiental, ao menos por enquanto, ativistas ambientais e representantes da sociedade civil, além de personalidades nos dois países, seguem articulados para pressionar a Casa Branca contra um entendimento com Bolsonaro. Um grupo de 36 artistas brasileiros e norte-americanos enviou uma carta a Joe Biden nesta 3a feira (20/4), exigindo que qualquer acordo entre os dois países que envolva a destinação de recursos financeiros para o combate ao desmatamento contenha também metas concretas e imediatas de redução do desmate na Amazônia. O texto também recomenda ao presidente dos EUA que dialogue com os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Amazônia brasileira, bem como com governos subnacionais e organizações da sociedade civil, antes de fechar qualquer acordo com o governo brasileiro.

O documento foi assinado por atores como Alec Baldwin, Joaquin Phoenix, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Orlando Bloom, além de cantores como Katy Perry e Roger Waters, entre outros. Pelo Brasil, artistas como Caetano Veloso, Fernando Meirelles, Marisa Monte, Sônia Braga e Wagner Moura também assinaram a carta. Associated Press e Reuters destacaram a mobilização nos EUA. Já no Brasil, a carta foi repercutida por veículos como Folha, G1, Poder360 e Valor, entre outros.

Outro documento com críticas ao governo brasileiro foi divulgado por um grupo de ex-ministros dos governos FHC e Lula e representantes indígenas, cientistas e ambientalistas. A carta aberta, direcionada aos líderes internacionais que participarão da cúpula climática, lembra o desmonte da política ambiental, a redução do orçamento e da estrutura de ação dos órgãos ambientais, e os sucessivos incentivos de Bolsonaro e aliados em favor de atividades criminosas na Amazônia. Apresentada através da Comissão Arns de Direitos Humanos, a carta foi destacada por G1 e UOL.

Em tempo: Congressistas dos EUA receberam nesta 4ª feira (21/4) um vídeo nas redes sociais alertando para o risco de um acordo ambiental com o governo Bolsonaro no Brasil. A peça elenca razões pelas quais o presidente brasileiro não será confiável e questiona a disposição do governo norte-americano de dar dinheiro ao “pior inimigo da Amazônia” em troca da proteção da floresta. Vera Magalhães deu mais detalhes n’O Globo.

 

ClimaInfo, 22 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)