Ambientalistas e representantes do agro contestam PL da grilagem no Senado

29 de abril de 2021

Por falta de acordo entre os parlamentares, o Senado Federal retirou de sua pauta desta 4ª feira (28/4) o Projeto de Lei 510/2021, que afrouxa as normas para regularização fundiária. Desde a última 3ª feira, ambientalistas se mobilizaram em Brasília e nas redes sociais contra a iniciativa, por conta dela abrir espaço para a legalização em massa de propriedades rurais decorrentes de invasão de Terras Públicas. Congresso em Foco e Exame destacaram a decisão do Senado.

Mais cedo, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que reúne representantes da sociedade civil e do agronegócio, publicou uma nota rejeitando o PL. De acordo com o grupo, as alterações propostas pelo PL vão “na contramão” do que espera em matéria de regularização fundiária no Brasil e podem prejudicar ainda mais a imagem do país no exterior. A Coalizão sugeriu também que, como alternativa, o Congresso Nacional estabeleça um grupo de trabalho com especialistas para analisar as propostas para regularização fundiária e avançar com um modelo que melhore a gestão das Florestas Públicas no Brasil. O Estadão deu mais detalhes.

Já a Veja destacou a manifestação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) contra a proposta de “boiada” no Senado. Para o presidente do grupo, Dom Erwin Krautler, que também é arcebispo da Igreja Católica em Porto Velho (RO), o projeto “não pode ser aprovado porque trata de questões que ferem a dignidade da pessoa humana, promovem mais violência no campo e desfiguram a Criação de Deus”.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar