Crise climática: velocidade de degelo das geleiras dobrou em 20 anos, dizem cientistas

29 de abril de 2021

O derretimento das geleiras do mundo quase dobrou de velocidade nos últimos 20 anos, contribuindo mais para o aumento do nível do mar do que o degelo dos mantos de gelo da Groenlândia ou da Antártica. A conclusão é de um estudo publicado nesta semana na revista Nature, que calculou a perda de volume das geleiras entre 2000 e 2019. De acordo com a análise, as geleiras perderam 267 bilhões de toneladas de gelo por ano, o equivalente a mais de 1/5 da elevação do nível do mar registrada nesse período. Esse volume foi 47% superior à contribuição do degelo da Groenlândia no mesmo período, e mais do que o dobro do derretimento na Antártica. Como causa do aumento do nível do mar, a perda das geleiras ficou atrás apenas da expansão térmica, que é provocada pelo aumento da temperatura do oceano.

O estudo utilizou dados históricos de satélite da NASA e aplicou métodos estatísticos inéditos para construir topografias tridimensionais, o que permitiu uma análise precisa e abrangente das mais de 217,1 mil geleiras do mundo. Em média, os autores concluíram que as geleiras perderam 4% de seu volume nas últimas duas décadas, mas isso varia de acordo com o tempo e com a região. O Alasca, por exemplo, foi responsável por 25% da perda de gelo global, seguido pela costa da Groenlândia (12%) e o norte e o sul do Canadá (10% cada).

Associated Press, BBC, Guardian e Reuters repercutiram o estudo.

Em tempo: No Guardian, Gaia Vince descreveu o que podemos chamar de crepúsculo do gelo na Terra. “Hoje, ao entrarmos no Antropoceno, estamos nos últimos dias de uma era do gelo que durou 3 milhões de anos, enquanto fazemos a transição para uma era do fogo, um Piroceno que pode persistir por dezenas de milhares de anos. Existem poucos lugares em nosso planeta onde o gelo ainda reina, e visitá-los é entrar em outro mundo”. Um texto belo e triste.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar