Franceses vão às ruas pedir mais ambição em lei climática de Macron

10 de maio de 2021

Milhares de pessoas saíram às ruas de Paris e de outras cidades francesas no último domingo (9/5) para pedir por mais ambição nos compromissos e ações do governo do país contra a crise climática. Os protestos aconteceram depois de a Assembleia Nacional francesa aprovar um conjunto de medidas que internaliza a ação climática no ordenamento jurídico do país. Para os manifestantes, capitaneados por ativistas climáticos, os objetivos e ações delineados pela nova lei são insuficientes para que a França ajude o mundo a reverter o quadro de aquecimento do planeta.  Associated Press e Bloomberg destacaram as manifestações populares.

O protesto também exigiu a realização de um referendo nacional sobre a lei climática, conforme prometido pelo presidente do país, Emmanuel Macron. No fim de semana, um jornal francês relatou que o governo teria desistido da votação, por causa das dificuldades políticas que Macron deverá enfrentar na tramitação do projeto no Senado, que começa nesta semana. Questionado, o presidente francês reafirmou que pretende realizar o referendo – o que é tecnicamente incerto, já que não haveria tempo hábil para organizar a votação antes da eleição presidencial de 2022, daqui a um ano. O Le Monde repercutiu os protestos e a reação de ativistas e parlamentares à possibilidade de suspensão do referendo sobre a lei climática no país.

Em tempo: O naturalista britânico David Attenborough foi nomeado “Defensor do Povo” para a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP26), programada para novembro em Glasgow, na Escócia. Uma das personalidades mais respeitadas do mundo, Attenborough vem atuando nos últimos meses para reforçar a gravidade da crise climática e a necessidade de ação imediata por parte dos governos. Sob a nova função, ele deverá participar de encontros e conversas diplomáticas ao longo dos próximos meses, auxiliando os esforços do governo britânico para garantir o sucesso das negociações climáticas no final do ano. Associated Press e Reuters deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 11 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar