Elétricos representam 20% do total de novos carros vendidos na China

veículos elétricos China

Os carros elétricos e híbridos já representam 20% das vendas de veículos novos na China, de acordo com dados divulgados pela Bloomberg. Em algumas cidades chinesas, esse número é ainda maior: em Xangai, por exemplo, 31% dos carros novos vendidos já contam com essa tecnologia, um patamar bem acima dos 6% registrados há apenas cinco anos. A adoção dos veículos elétricos é mais intensa nas grandes cidades na costa leste do país, beneficiados por incentivos dos governos locais que barateiam esses modelos. No entanto, a popularidade crescente dos carros elétricos está criando problemas colaterais para as cidades, como a intensificação do tráfego nas ruas e, consequentemente, a ocorrência de congestionamentos e engarrafamentos.

Com o aquecimento no mercado de elétricos, o interesse de gigantes da tecnologia nesse tipo de veículo segue alto na China. De acordo com a Bloomberg, empresas como a Huawei e Baidu pretendem investir quase US$ 19 bilhões no desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. Outras concorrentes fora da China, como a Apple, também ensaiam entrar nesse filão e enxergam o mercado chinês como o principal campo de batalha na corrida pela supremacia tecnológica e comercial.

Ao mesmo tempo, a Tesla, atual líder global nas vendas de elétricos, começa a enfrentar problemas no mercado chinês. Por um lado, as tensões geopolíticas entre China e EUA estão interferindo nos negócios da empresa: segundo a Reuters, a Tesla suspendeu um projeto de expansão de sua fábrica em Xangai. Por outro, as vendas da empresa no primeiro trimestre de 2021 na China decepcionaram analistas e investidores: o desempenho foi 27% inferior ao registrado no mesmo período no ano passado, motivado principalmente pela desconfiança dos consumidores chineses sobre a segurança dos modelos da Tesla no país. CNN e South China Morning Post destacaram esses dados.

Em tempo: A lendária montadora Harley-Davidson lançou nesta semana a linha LiveWire, a primeira de motocicletas totalmente elétricas. De acordo com a empresa, a LiveWire passará a ser uma marca específica para modelos elétricos e representa sua aposta mais forte na popularização dessa tecnologia entre os amantes do motociclismo. O primeiro modelo deve ser apresentado no dia 8 de julho. A Bloomberg deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.