Elétricos representam 20% do total de novos carros vendidos na China

13 de maio de 2021

Os carros elétricos e híbridos já representam 20% das vendas de veículos novos na China, de acordo com dados divulgados pela Bloomberg. Em algumas cidades chinesas, esse número é ainda maior: em Xangai, por exemplo, 31% dos carros novos vendidos já contam com essa tecnologia, um patamar bem acima dos 6% registrados há apenas cinco anos. A adoção dos veículos elétricos é mais intensa nas grandes cidades na costa leste do país, beneficiados por incentivos dos governos locais que barateiam esses modelos. No entanto, a popularidade crescente dos carros elétricos está criando problemas colaterais para as cidades, como a intensificação do tráfego nas ruas e, consequentemente, a ocorrência de congestionamentos e engarrafamentos.

Com o aquecimento no mercado de elétricos, o interesse de gigantes da tecnologia nesse tipo de veículo segue alto na China. De acordo com a Bloomberg, empresas como a Huawei e Baidu pretendem investir quase US$ 19 bilhões no desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. Outras concorrentes fora da China, como a Apple, também ensaiam entrar nesse filão e enxergam o mercado chinês como o principal campo de batalha na corrida pela supremacia tecnológica e comercial.

Ao mesmo tempo, a Tesla, atual líder global nas vendas de elétricos, começa a enfrentar problemas no mercado chinês. Por um lado, as tensões geopolíticas entre China e EUA estão interferindo nos negócios da empresa: segundo a Reuters, a Tesla suspendeu um projeto de expansão de sua fábrica em Xangai. Por outro, as vendas da empresa no primeiro trimestre de 2021 na China decepcionaram analistas e investidores: o desempenho foi 27% inferior ao registrado no mesmo período no ano passado, motivado principalmente pela desconfiança dos consumidores chineses sobre a segurança dos modelos da Tesla no país. CNN e South China Morning Post destacaram esses dados.

Em tempo: A lendária montadora Harley-Davidson lançou nesta semana a linha LiveWire, a primeira de motocicletas totalmente elétricas. De acordo com a empresa, a LiveWire passará a ser uma marca específica para modelos elétricos e representa sua aposta mais forte na popularização dessa tecnologia entre os amantes do motociclismo. O primeiro modelo deve ser apresentado no dia 8 de julho. A Bloomberg deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar