Investigação contra Salles pode ser a “pá de cal” na imagem ambiental do Brasil de Bolsonaro no exterior

20 de maio de 2021

Obviamente, a encrenca de Salles repercutiu na imprensa internacional, com destaques no Financial Times (mesmo jornal para o qual ele concedeu uma entrevista em matéria aparentemente paga na semana passada), Guardian e Reuters, entre outros. No blog Ambiência (Folha), Ana Carolina Amaral conversou com Kiran Aziz, executivo do grupo KLP, maior fundo de pensão da Noruega, que administra cerca de US$ 80 bilhões em ativos ao redor do mundo. Para Aziz, o fato do ministro do meio ambiente do Brasil ser investigado por associação a crimes ambientais é “profundamente preocupante”. A matéria também destacou a reação do governo dos EUA, com o qual Salles vinha negociando nos últimos meses um acordo para financiar a preservação da Amazônia brasileira. O porta-voz da Embaixada dos EUA no Brasil, Tobias Bradford, disse que a Casa Branca acompanha a situação com “plena confiança nas instituições democráticas brasileiras”. Resta saber como ficam essas negociações com um ministro encalacrado na Justiça por envolvimento com ilegalidades ambientais.

Aqui no Brasil, a reação foi mais contundente. Para o Observatório do Clima, a ação da PF contra Salles indica que “a conta do desmonte parece enfim ter chegado para seus perpetradores”. Já o Greenpeace Brasil enxerga as investigações como uma “luz no fim do túnel” para que o país possa superar a política antiambiental imposta pelo ministro. No outro lado da cerca socioambiental, o agronegócio também manifestou desconforto com as acusações contra Salles. Para a Globonews, a senadora Katia Abreu (TO) disse que o ministro é o “maior problema” do agro brasileiro atualmente.

Quem não escondeu o entusiasmo com as investigações da PF contra Salles foi o ex-superintendente da corporação no Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva. Ele protagonizou uma discussão pública com Salles nos últimos meses, acusando-o de atuar em favor de empresas envolvidas com uma carga de madeira de origem suspeita apreendida no final do ano passado. No Twitter, Saraiva ironizou a situação de Salles e usou um salmo bíblico para “celebrar” a ação da PF. “Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta”. G1 e Veja destacaram a reação de Saraiva.

Também no Twitter, a jornalista Giovana Girardi fez um apanhado cronológico das acusações feitas pela PF contra Salles e apontou diversas ações do próprio ministro e de seus auxiliares nos últimos meses que sustentam as suspeitas de corrupção e advocacia administrativa contra a cúpula do ministério. No G1, Octavio Guedes identificou quais servidores e assessores de Salles também estão no alvo da PF.

 

ClimaInfo, 20 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar