Escândalo que envolve Salles evidencia lacunas do mercado de madeira no Brasil

Salles contrabando de madeira

A revelação de que a direção do IBAMA e do ministério do meio ambiente faria parte de um esquema de contrabando de madeira explorada ilegalmente na Amazônia para o exterior colocou em xeque o mercado brasileiro de madeira, um dos maiores do mundo, que segue com muita ilegalidade em sua cadeia produtiva. A má fama do país no mercado internacional tem forçado algumas empresas do setor a reforçar suas credenciais ambientais por meio de esquemas de certificação de terceira parte como maneira de convencer consumidores cada vez mais exigentes no exterior sobre a legalidade da origem do produto.

Ana Conceição destacou no Valor o crescimento da busca por certificações de madeira no Brasil: nos últimos dez anos, a área de florestas certificadas no país aumentou 40%. Apenas 20% desta área certificada é de espécies nativas tropicais, sendo que a esmagadora maioria (cerca de 80%) é de espécies exóticas, como pinus e eucalipto.

Na última década, espécies exóticas puxaram o crescimento da área de floresta certificada no país, passando de 2,7 milhões para 5,9 milhões de hectares; por outro lado, a área de floresta nativa certificada caiu de 2,2 milhões para 1,3 milhão de hectares.

Também no Valor, Daniela Chiaretti destacou o crescimento recente do comércio internacional de madeira, impulsionado pela construção civil. Na Europa, a madeira também tem sido vista com mais atenção por causa de mudanças nas regulações para a construção de edifícios, que visam incentivar o uso de materiais com emissões de carbono menores, como é o caso da madeira, além da expectativa em torno da aplicação da “taxa de carbono de fronteira” sobre produtos com alta pegada de carbono. O Brasil seria um dos produtores a se beneficiar com essa demanda vitaminada, mas a frustração internacional com a situação ambiental no país representa um desafio importante para a indústria madeireira brasileira.

Em tempo: Autoridades paraenses realizaram mais uma fase da Operação Amazônia Viva neste final de semana. A ação de combate ao desmatamento ilegal no estado resultou na apreensão de 20 m3 de madeira serrada e de 252 m3 de madeira em tora de espécies variadas, além de motosserras e tratores. O G1 deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 25 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.