Depois de mais de um ano, ONU retoma negociações climáticas em formato virtual

negociações climáticas virtuais

A Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC) realiza ao longo das próximas três semanas sua primeira sessão de conversas no formato virtual, mais de um ano após o último encontro, a Conferência do Clima de Madri (COP25), em dezembro de 2019. A expectativa dos negociadores é aproveitar a sessão online das próximas semanas para recuperar parte do tempo perdido e facilitar uma eventual realização da próxima Conferência do Clima (COP26), prevista por ora para o mês de novembro em Glasgow.

As sessões virtuais serão conduzidas de maneira informal – ou seja, não haverá negociação propriamente dita. Isso atende a uma preocupação dos países mais pobres, já que o formato online prejudica a participação deles. Mesmo assim, os negociadores começam as conversas sob pressão crescente por parte de cientistas, ativistas climáticos e lideranças políticas internacionais. Nos últimos meses, novos estudos científicos reforçaram a urgência do mundo cortar emissões o quanto antes para limitar o aquecimento em 1,5oC, dentro dos limites estabelecidos pelo Acordo de Paris. Ao mesmo tempo, diversos países anunciaram metas climáticas mais ambiciosas e compromissos para atingir a neutralidade de suas emissões de carbono até 2050.

“É hora de encerrar as negociações pendentes e implementar o Acordo de Paris”, defendeu Patricia Espinosa, secretária-executiva da UNFCCC. “Este é o momento para liderança, para decisões. As sessões de maio e junho devem maximizar o progresso e limitar os atrasos. Elas são um marco crítico na preparação do resultado ambicioso e equilibrado que precisamos obter em Glasgow”.

AFP, Associated Press e Reuters repercutiram a retomada das negociações climáticas da ONU.

 

ClimaInfo, de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.