Carros elétricos: enchendo o tanque com mangueira de chuveiro

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As versões mais novas dos carros elétricos, como o Taycan, da Porsche, e o Ioniq 5, da Hyundai, têm baterias que podem ser recarregadas rapidamente, uma capacidade maior do que os carregadores mais potentes estão dando conta. É como abastecer um carro em uma bomba fóssil usando um chuveirinho de banheiro. Segundo uma matéria da AP, o tempo de recarga é um dos argumentos de donos de carros que querem continuar queimando gasolina e diesel. Os dois carros aceitam transferências de cargas de 200 kW por hora, o que faria uma recarga de 80% da capacidade levar pouco mais do que modelos fósseis equivalentes em uma bomba de gasolina normal. Só que os carregadores mais rápidos hoje em dia só conseguem transferir 100 kW por hora, o que dobra o tempo de recarga.

Falando nos elétricos, depois do lançamento do Lightning, versão elétrica da popular F-150, o Financial Times conta que o mercado está apostando nas pickups. Ainda este ano sai uma versão do Hummer, da GM, e a fabricante de elétricos Rivian lança seu R1T. No ano que vem, a Tesla deve colocar seu Cybertruck no mercado. As pickups são vistas como o produto para abrir o mercado americano.

 

ClimaInfo, 9 de junho de 2021.

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