O negativo na conta corrente de energia do planeta dobrou nos últimos 15 anos

20 de junho de 2021

A conta corrente energética do planeta é a diferença entre a energia do Sol que chega às superfícies dos oceanos e continentes e a energia que é devolvida de volta para o espaço. Como esta está chegando mais do que saindo, a atmosfera está se aquecendo.

Um estudo conjunto publicado na Geophysical Research Letters e conduzido pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço)e pela NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), mostrou que esta diferença vem aumentando e chegou a dobrar nos 15 anos entre 2005 e 2019.

Isso se explica pela soma de vários fatores: aumento crescente da concentração de gases causadores do efeito estufa; redução das nuvens que refletem a energia solar antes que estas atinjam as superfícies; a perda de gelo e neve; e pelo aumento da exposição das superfícies escuras no mar, em substituição à camadas de gelo – gelo e neve refletem mais energia do que o solo e a superfície do mar. O aquecimento também recebeu um empurrão do El Niño de 2015-16, o qual contribuiu bastante para reduzir a cobertura de nuvens.

Norman Loeb, da NASA, comentou que houve uma combinação das emissões humanas de gases de efeito estufa com a variabilidade natural. “E durante este período ambos causam o aquecimento, levando a uma mudança significativa no desequilíbrio energético da Terra. A magnitude desse aumento é sem precedentes.”

Vale ver a nota da NASA e o artigo que saiu no The Guardian.

 

Leia mais sobre aquecimento global e gases de efeito estufa no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar