Austrália rejeita proposta da UNESCO para considerar Grande Barreira de Corais como patrimônio natural ameaçado

Grande Barreira de Corais Austrália

A UNESCO e o governo da Austrália trocaram acusações nesta 3ª feira (22/6), depois do organismo da ONU defender a inclusão da Grande Barreira de Corais à lista de locais do Patrimônio Natural Mundial em situação de “perigo” por causa da mudança do clima. Para as autoridades do país, a proposta teria “motivação política”, insinuando que a UNESCO estaria servindo como “testa de ferro” diplomática aos interesses da China, hoje adversária regional do país da Oceania. A China preside o comitê da UNESCO responsável pela recomendação.

Tanto o governo chinês como a UNESCO rejeitaram as insinuações da Austrália. Fanny Douvere, chefe do centro do patrimônio mundial da UNESCO em Paris, defendeu a recomendação e refutou que ela tenha sido causada por questões políticas. Ela também negou que a entidade tivesse sinalizado aos australianos na semana passada que a Grande Barreira de Corais ficaria de fora da lista de locais ameaçados. Já o ministério de relações exteriores da China acusou a Austrália de fazer uma “difamação infundada” contra o país.

Alheios a isso, grupos ambientalistas rejeitaram os argumentos da Austrália de que a Grande Barreira de Corais não esteja sob ameaça por causa do aquecimento oceânico decorrente da mudança do clima. Para eles, o interesse das autoridades do país é evitar qualquer tipo de restrição ao turismo associada à inclusão do local na relação de áreas ameaçadas. Sobre os impactos da mudança do clima no maior ecossistema de recifes de coral do mundo, os sinais são claros: apenas nos últimos cinco anos, a Grande Barreira sofreu três episódios de branqueamento em massa de corais (em 2016, 2017 e 2020), causados pelo aumento da temperatura do mar.

O tiroteio diplomático entre Austrália, China e a UNESCO foi destacado por veículos como Associated Press, BBC, Bloomberg, Financial Times, Guardian, NY Times, O Globo, Reuters e Wall Street Journal, entre outros.

 

Leia mais sobre a Grande Barreira de Corais australiana no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 23 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.