A “missão impossível” do novo ministro do meio ambiente: melhorar a imagem do Brasil no exterior

novo ministro meio ambiente

Ao ser comunicado de que substituiria Ricardo Salles à frente da pasta de meio ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite recebeu uma ordem do presidente Jair Bolsonaro: “fazer uma boa conferência do clima neste ano”. Essa era a senha, segundo o Valor, para a missão de desfazer a péssima imagem do Brasil no exterior.

Para tanto, Pereira Leite já conversou com o vice-presidente Hamilton Mourão, que lidera o Conselho da Amazônia, e terá reuniões com o Itamaraty esta semana. Mas até agora não deu sinais de que alterará o script “sallesiano”: Pereira Leite também não acredita na efetividade da aplicação de recursos públicos em ações ambientais e quer colocar o setor privado para cuidar da área ambiental. Seus planos incluem a ampliação do portfólio do Floresta+, lançado por Salles para atrair a iniciativa privada, com as versões Floresta+Bioeconomia, Floresta+Comunidade e Floresta+Agro. A mesma criatividade não deverá ser usada para o Fundo Amazônia, que não conta com a simpatia do novo ocupante da pasta. A narrativa do “país que mais preserva” continua a nortear a comunicação enquanto as estruturas de fiscalização permanecem à míngua: o IBAMA, por exemplo, está “esticando” o uso de equipamentos com contrato vencido para evitar apagão na fiscalização de crimes ambientais, segundo o G1. Ao que tudo indica, as diferenças entre Pereira Leite e Salles estão restritas ao grau de estridência.

No blog do IDS no Estadão, André Lima olha para a troca de ministro dentro do contexto das eleições de 2022, lançando luzes sobre as outras peças do tabuleiro, como a ministra da agricultura, pecuária e abastecimento, Tereza Cristina, a deputada Kátia Abreu e os líderes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Para Lima, a proximidade das eleições também ajuda a entender a saída de Salles, de olho na manutenção dos direitos políticos que lhe permitirão concorrer (e se eleger) no próximo ano.

E por falar no ex-ministro: de acordo com a Veja, o Valor e o Poder360, seus advogados apresentaram recurso no Supremo Tribunal Federal para que ele recupere o passaporte. O argumento apresentado: ele não pretende deixar o país, portanto não haveria necessidade de retenção. Mas se ele não pretende deixar o país, por que se preocupar com esse detalhe ao invés de concentrar os esforços de seus advogados com a defesa nas duas frentes de investigação que correm contra ele?

Em tempo: A uma semana da reunião de Cúpula do Mercosul, associações empresariais europeias de vários setores divulgaram um documento conjunto favorável à ratificação do acordo comercial fechado no ano passado entre o bloco e a União Europeia (UE). Elas argumentam que o acordo ajudará a desbloquear o crescimento e contribuir com a superação da crise econômica e de saúde pública que afeta os dois lados do Atlântico. Estadão e Valor trazem mais detalhes.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro má imagem internacional no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.