Daimler aposta no hidrogênio para substituir diesel nos caminhões

Daimler caminhões hidrogênio

A Daimler, a maior montadora de caminhões pesados do mundo, está apostando o futuro de seus negócios no hidrogênio. O Estadão publicou a tradução de uma reportagem do NY Times sobre os planos da empresa para se distanciar dos combustíveis fósseis e aproveitar eventuais incentivos de governos e do mercado para dar um salto tecnológico.

A empresa anunciou em maio passado que pretende converter 100% de sua linha de veículos para tecnologia de emissão zero em até 15 anos, no mais tardar. Um mês antes, a Daimler começou a fazer testes com um protótipo de caminhão de grande porte que opera a partir de célula de combustível de hidrogênio. Dados preliminares mostraram que o veículo é capaz de percorrer quase mil quilômetros entre abastecimentos, o que mostra um alto potencial de eficiência energética. Por outro lado, os custos totais dessa tecnologia ainda são proibitivos em termos comerciais, o que fica ainda mais complicado pela falta de infraestrutura de abastecimento e de oferta adequada de produção de hidrogênio.

Para os caminhões de grande porte, o hidrogênio é considerado a principal possibilidade de energia limpa, já que o uso de baterias elétricas (como feito em veículos de menor porte) é inviável.

Em tempo 1: A Alemanha atingiu a marca de 1 milhão de veículos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in). O mercado alemão foi um dos que mais cresceram nos últimos anos, beneficiados por incentivos governamentais e pela concorrência entre grandes montadoras pelos consumidores desses veículos no país. Para o governo alemão, o objetivo agora é ampliar essa frota elétrica para 7 milhões de veículos em circulação até 2030. O Inside EVs deu mais detalhes.

Em tempo 2: A Tesla bateu no 2º trimestre de 2021 seu recorde histórico na produção e vendas de carros elétricos. Segundo a montadora de Elon Musk, foram entregues 201,5 mil veículos entre abril e junho, puxados principalmente por pedidos de Model 3 e Model Y. As vendas para o período superaram as expectativas do mercado, mesmo com a crise de fornecimento de chips eletrônicos. Exame e Inside EVs repercutiram a notícia.

 

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ClimaInfo, 6 de julho de 2021.

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