“Água equivalente a um mês em um dia” em Londres

Londres alagamentos

A capital do Reino Unido, Londres, sofreu nesta 3ª feira (13/7) com chuvas intensas e inundações relâmpago. Segundo a BBC, a região de Kew recebeu, em 24 horas, 47,8 mm de chuva, valor acima da precipitação média prevista para o mês de julho inteiro (44,5 mm). A região mais afetada pela chuva foram os distritos de Kensington e Chelsea, próximos ao centro da cidade. Em Notting Hill, a água subiu de 12 cm para 45 cm em menos de cinco minutos, destacou uma testemunha ao Guardian. No sul de Londres, em Raynes Park, a enchente chegou a atingir 60 cm de altura, invadindo carros e residências.

Um dos atingidos foi o roqueiro Brian May, guitarrista da banda Queen: em post no Instagram, May lamentou que vários pertences “preciosos” foram destruídos quando a água invadiu sua residência em Kensington. “É de partir o coração”.  A chuva também inundou estações e vias subterrâneas do metrô, causando disrupção no transporte público londrino.

Nos jornais Independent e NY Times, especialistas comentaram que o episódio reforça a vulnerabilidade de Londres a eventos climáticos extremos. A capital britânica lida rotineiramente com chuvas e inundações, mas a magnitude registrada ontem pegou todos de surpresa. Segundo a Sky News, a previsão é de que Londres volte a registrar temperaturas acima dos 30oC já nesta 4ª feira (14/7).

Em tempo 1: A chuva também causou problemas na Suíça. Em Zurique, mais de 40 mm de precipitação caíram na madrugada de 2ª para 3ª feira. Em Waldegg, o acúmulo de água chegou a 30 mm em 10 minutos. O transporte público passou o dia com problemas de interrupção causados por queda de árvores e inundações. A notícia é da Reuters.

Em tempo 2: Já na Índia, pelo menos duas pessoas morreram e 10 estão desaparecidas depois de fortes chuvas castigarem o estado montanhoso de Himachal Pradesh, no norte do país. As chuvas de monção chegaram mais tarde – e mais fortes – neste verão.

 

Leia mais sobre crise climática e eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.